quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

PALETEADA

 

 
 
A paleteada demonstra a aptidão do competidor com o gado e também a velocidade, a força, a rusticidade e a submissão do cavalo crioulo.

Consiste na prensa e condução de um novilho, por uma raia de 110 metros de comprimento por 50 metros de largura.

A prova é realizada em duplas, que são escolhidas de acordo com a classificação geral dos competidores, da menor a maior pontuação.

 Nos primeiros 30 metros, os ginetes devem deixar o novilho correr. Depois de prensado, os participantes devem tentar levá-lo até a marca mínima dos 80 metros.
Antes dos 110 metros, os ginetes devem fazer com que ele retorne, conduzindo-o até o local de início da prova.

As notas vão de zero a dez e quanto mais apertado a dupla manter o novilho e mais longe conseguirem chegar com ele, maior a nota. A paleteada é uma das provas decisivas da competição do “Freio de Ouro”.
“Essa é uma etapa essencial, pois mostra a evolução e a resistência da raça crioula, bem como o ótimo condicionamento dos ginetes, já que alguns participam da competição representando três ou mais montarias”.

Como a prova é realizada em duplas, ao ocorrer número de participantes ímpar, a associação escolhe um ginete coringa para acompanhar um dos participantes.
As notas são individuais, por isso, os jurados devem estar muito atentos aos movimentos de cada um dos participantes.

Além de exigir muito do cavaleiro e da montaria, os competidores também tem que contar com a sorte.
“Se o novilho empacar antes dos 30 metros, tudo bem, porque ainda pode ser trocado, mas se resolve parar depois, pode diminuir bastante a nota da dupla”.

No primeiro dia da competição a paleteada vale 15 pontos e na final vale 20, sendo a última e decisiva prova antes do anúncio dos vencedores.

Fonte
Francisco Martins Bastos Sobrinho

FOTOS DE PALETEADA




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário